
QUAL É O SEU LUGAR DE POTÊNCIA?
28/10/2025
COMO TRATAR A TOXIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.
17/11/2025A geração Baby Boomers com o envelhecimento da população é a mais nova oportunidade para as empresas e para o mercado de trabalho.
Durante muito tempo, envelhecer foi sinônimo de desacelerar. Hoje, é o contrário: os Baby Boomers estão acelerando a transformação da economia e inspirando empresas a repensarem suas estratégias de consumo, trabalho e inovação.
Essa geração — nascida entre 1946 e 1964 — ajudou a moldar o mundo como o conhecemos.
Agora, ela volta ao centro das atenções, liderando a chamada Economia Prateada, um movimento global que transforma o envelhecimento em força de crescimento, inovação e propósito.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o envelhecimento populacional é uma das megatendências do século XXI, capaz de redefinir o modo como produzimos, consumimos, trabalhamos e nos relacionamos.
Os países que enxergarem essa mudança como oportunidade colherão o dividendo da longevidade: mais produtividade, bem-estar e inovação sustentada.
O Brasil está envelhecendo em ritmo recorde
Em 2024, 27% dos brasileiros tinham mais de 50 anos.
Em apenas duas décadas, esse grupo representará 40% da população total.
Enquanto a França levou mais de 120 anos para duplicar essa proporção, o Brasil fará o mesmo em apenas 20.
Esse crescimento populacional cria um novo e poderoso mercado.
Segundo a pesquisa Mercado Prateado: consumo dos brasileiros 50+ e projeções (Data8), o consumo dessa faixa etária deve ultrapassar R$ 3,8 trilhões até 2044, representando 35% do consumo privado nacional.
Um público com poder, mas ainda pouco representado.
Mesmo com tamanho impacto econômico, muitos brasileiros 50+ ainda não se sentem reconhecidos.
Mais da metade afirma não se ver na mídia, e 4 em cada 10 não encontram produtos e serviços adequados às suas reais necessidades.
Uma outra percepção é que infelizmente muitas empresas ainda enxergam com preconceito (etarismo) esse público. Apesar de todo o movimento a favor da “diversidade”, os 50+ ainda encontram dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho.
Qual a razão desse descompasso?
Esse descompasso revela o tamanho da oportunidade: falta escuta, empatia e inovação voltadas à longevidade.
Como destaca Lívia Hollerbach, coordenadora da pesquisa,
“O envelhecimento não é um problema, mas uma oportunidade econômica e social de enorme potencial. Se olharmos para a longevidade com o mesmo olhar inovador que aplicamos à sustentabilidade e à tecnologia, veremos um campo fértil para novos negócios de impacto.”
Envelhecimento Ativo – O Futuro do Trabalho
A qualidade de trabalho e produtividade que os Baby Boomers podem apresentar é infinita. O foco em resultados, a agilidade mental, a pronta resposta às situações adversas, a experiência e vivência em situações complexas (um diferencial) são características que são percebidas pelas empresas que os contratam.
Essas habilidades e competências, podem faltar em qualquer idade, só que lamentavelmente o mercado de trabalho atribui a “idade” . Trata-se somente de um estereótipo, porque não é uma fato comprovado.
Setores em ascensão na Economia Prateada
Empresas e empreendedores atentos já perceberam: envelhecer é o novo vetor de crescimento.
Há um oceano de oportunidades em segmentos como:
- Habitação adaptada e moradia colaborativa
- Serviços de cuidado e saúde domiciliar
- Alimentação funcional e bem-estar
- Inclusão digital e educação continuada
- Lazer, turismo e mobilidade acessível
Esses setores unem propósito, inovação e impacto social — e ajudam a construir uma sociedade onde envelhecer é sinônimo de autonomia e significado.
O novo comportamento de consumo 50+
A geração 50+ consome de forma mais consciente e conectada ao propósito.
Nas classes C e D, habitação, transporte, alimentação e saúde lideram os gastos mensais.
Nas classes mais altas, cresce o investimento em viagens, cultura e experiências de bem-estar.
Mas em todos os casos, o padrão é o mesmo: desejo de viver mais e melhor, com saúde, liberdade, pertencimento e de forma produtiva.
Baby Boomers: o motor silencioso da transformação
O envelhecimento populacional não é o fim de um ciclo, é o início de uma nova era.
Para as empresas, representa a chance de unir rentabilidade e impacto, criando soluções que valorizem o envelhecer com dignidade, propósito e potência.
Como resume Lívia Hollerbach:
“O desafio é fazer com que negócios, políticas e investimentos enxerguem o envelhecimento não como fim de ciclo, mas como início de uma nova era.”
Longevidade e Inovação
Vivemos um momento histórico.
A geração que impulsionou a revolução do consumo e da tecnologia agora lidera uma nova revolução: a da longevidade com propósito.
Empresas que compreenderem esse movimento sairão na frente — não apenas em faturamento, mas em relevância e legado.
Porque o futuro é prateado.
E quem entende isso, entende o valor de continuar crescendo, com tempo, experiência e propósito.
Conecte-se comigo no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/denise-moraes-b7418116/ Espero você!
Convido você para ler o artigo https://www.denisemoraes.com.br/2025/02/05/como-combater-o-etarismo-nas-empresas/ Aproveite e deixe seus comentários.






